Ferramentas Pessoais
Você está aqui: Entrada Histórico

Histórico

HISTÓRICO DA COMUNIDADE RHEMA

Durante os dias do carnaval do ano de 1988 o coordenador da R.C.C. (Renovação Carismática Católica) de Araxá, Gerardo da Silva Melo coordenou juntamente com Tia Nora e Pe. Antonio Joaquim da Arquidiocese de Uberaba (MG), um Retiro Espiritual para cerca de 30 jovens que participavam do grupo de oração da R.C.C. (São Paulo Apóstolo) que se reuniam semanalmente no salão paroquial da Matriz de São Domingos de Gusmão em Araxá – MG.

Após este Retiro Espiritual os participantes formaram um grupo de oração específico para jovens, reunindo-se semanalmente aos sábados no mesmo salão paroquial. O objetivo da reunião do grupo de jovens foi claramente exposto, primeiramente deveria servir para a partilha e oração e, somente em seguida ser planejado um trabalho. A reunião era sempre iniciada com músicas de animação e louvor, apresentação dos jovens presentes, a oração do terço mariano e a pregação da Palavra de Deus; havia ainda momento de dinâmicas, testemunhos e orações. Em datas comemorativas aconteciam reuniões com os familiares dos participantes como, por exemplo, dia das mães ou dos pais. Após a reunião do grupo que iniciava às 17:00, os jovens participavam da santa missa às 19:30 na Matriz. 

Os jovens direcionados por Gerardo Melo e Tia Nora tinham como diretor espiritual Pe. Sérgio Paulo da Diocese de Patos de Minas que era Reitor do Seminário Maior Maria Imaculada de Araxá. Outros adultos acompanharam neste período os jovens, Fernando Braga, Isa Braga Borges, (...) os seminaristas Pedro D. da Costa, Vanderci A. Santana e Osvaldo Lopes de Camargo. Os jovens organizavam freqüentemente “Experiências de Oração” com pregação do Querigma e “Retiros de Aprofundamento na fé” na cidade de Araxá e em cidades vizinhas como Perdizes, Sacramento, Ibiá, Rio Paranaíba, Frutal e outras. Participavam também de campanhas, como a do agasalho, realizadas por eles mesmos ou em colaboração com outras organizações e associações.  

Além da reunião que já contava com a participação de cerca de 80 jovens, eles eram estimulados a participar dos trabalhos pastorais formando para isso uma “comunidade” para assumir a liturgia na missa das 19:30 aos domingos, uma “comunidade” para trabalhar com o entrosamento do grupo, que entre outras coisas fazia cartõezinhos para os participantes do grupo de acordo com o tema da reunião ou o tempo litúrgico, uma “comunidade” de trabalhos que ficaria responsável pela organização de eventos, uma “comunidade” para apresentar teatros e também a “comunidade” de música que animava as reuniões e os encontros que o grupo realizava. Estas “comunidades” começaram a realizar além da reunião semanal com todo o grupo, uma outra reunião com a sua “comunidade” menor para melhor conhecimento, partilha e entrosamento. Os jovens que chegavam ao grupo eram constantemente estimulados a participarem de uma dessas “comunidades”. A apresentação das comunidades era realizada freqüentemente no grupo, onde elas assumiam alternadamente a preparação da reunião semanal.       

II – Comunidade Rhema de Aliança.

No congresso da R.C.C. (Renovação Carismática Católica) de 1989, realizado na cidade de Aparecida S.P. Gerardo Melo teve a inspiração de convidar os jovens que coordenavam o grupo e outros que eram mais assíduos às reuniões, para fazerem uma experiência de comunidade de aliança. Nesse congresso, Gerardo Melo teve ainda a inspiração do nome da Comunidade: “Rhema”. Nascia assim a “Comunidade Rhema de Aliança”. Já desde o início Gerardo Melo disse que a Comunidade Rhema viria a se tornar uma “comunidade de vida”. Inicialmente as reuniões eram feitas separadamente com os membros masculinos e femininos. Após um período de experiência os que se sentiram chamados fizeram o compromisso por um ano, o qual é, ainda hoje, renovado anualmente.

Em 1.994 a Comunidade Rhema obteve da Câmara Municipal de Araxá o registro de Entidade Filantrópica de Utilidade Pública Municipal.

III – Comunidade Rhema de Vida

No dia 12 de Outubro de 1996 reuniu-se na Fazendinha do Senhor Jesus alguns membros da Comunidade Rhema de Aliança desejosos de fazerem uma experiência de Comunidade de Vida. Depois de consultado e obtido a permissão do Bispo diocesano de Patos de Minas Dom João Bosco Oliver de Faria a experiência iniciou-se em uma casa alugada à rua São Cristóvão, Nº 15 no Centro da cidade de Araxá - MG, em Janeiro de 1997.

 

No dia 01 de Maio deste mesmo ano a Comunidade Rhema ganhou uma área no bairro Fertiza à rua Argentina de Oliveira Ferreira, 285. Foi construída nesta área a sede da Comunidade Rhema, para onde foi transferida em Janeiro de 1998 a Comunidade Rhema de Vida.

Acções do Documento